Avançar para o conteúdo principal

FONTANÁRIO N° 4

💧 FONTANÁRIO N° 4 

🌍 Foi escolhida para este fontanário, pela sua proximidade uma foto postal das 🏠 Casas típicas e antigas da aldeia da Moita da Roda, 🏠 com uma arquitetura peculiar com destaque para um alpendre na fachada junto da porta principal, para as características chaminés.

 ✅ Usa aqui o teu leitor QR code para saberes mais sobre este fontanário! 👇
                 Ilustração: CPG    



Percurso Verde




🏠 As Habitações Típicas

Há 50 ou 60 anos, as casas eram feitas de adobe, eram baixas, caiadas de branco, todas elas com um alpendre junto da porta principal. O interior da casa era igualmente caiado de branco, tinha quatro ou cinco divisões, sendo o tecto e o chão de madeira.
 
O mobiliário era muito simples e, na maior parte das vezes, feito pelo próprio agricultor. A cozinha tinha uma lareira larga e baixa, uma mesa simples com três ou quatro bancos, uma cantareira que servia para guardar os cântaros com que se iam buscar à fonte e a loiça de barro. A loiça de alumínio era pendurada numa grade.
 
Havia também um armário pequenino com uma rede na porta, que era chamado «guarda-comidas» e substituía o nosso actual frigorífico.
Nos quartos, duas tábuas e dois bancos por baixo destas serviam de cama.

Anexados à casa, situavam-se os currais dos animais, as eiras e os barracões que serviam para guardar a comida dos animais, a lenha, etc

Bibliografia: site da união de freguesias do Souto da Carpalhosa e Ortigosa.


Percurso vermelha 



EIRA TRADICIONAL - exemplo da malha manual do feijão, 2019

Representação da "Típica casa da aldeia", dos anos 50, construida em escala pequena pelos pais dos alunos Escola Primária da Moita da Roda e Conqueiros. Está visitável no recreio desta escola localizada na Moita da Roda.

Casa Típica localizada na Travessa do Outeiro da Agulha, Moita da Roda.

Geração 



O cântaro de água.


APOIA A CONTINUIDADE DESTE PROJETO

Colchão de Palha
Antigamente os colchões eram feitos  de tecido resistente, tipo lona, por norma com padrão de riscas grossas.

No centro tinha um buraco através do qual era cheio, sempre pela altura das malhas do centeio.

A palha nova iria substituir a velha e moída do ano anterior.

O ruido da palha nova durante a noite era incomodativo,  com o tempo, ia ficando macia.

Estes colchões permitiam aconchegar o corpo, de modo a manter a temperatura  e a evitar a entrada de ar frio do exterior, ao fazer a cama era notório a cova, devido ao peso da pessoa que dormia no  colchão.

Todas as manhãs era necessário agitar o conteúdo do colchão, para repor a forma original do mesmo.
Palheiro Tradicional, rua do Vale, Moita da Roda.


Geração 

A malha manual do Feijão 

link de acesso AQUI #podcast 






PRESÉPIO N° 4 , 2020

👇1°PASSEIO DOS PAIS NATAIS EM MOTORIZADAS clique AQUI para ver video


2021, exposição alusiva ao dia do trabalhador

Exposição alusiva ao dia do trabalhador, "DONA DE CASA", 2020

Cântaros no fontanário, Exposição dia do trabalhador, 2020



Contactos :
Email: lojadigitalmdr@gmail.com

✅ A tua opinião é muito importante para nós!
🏡👉 Partilha as tuas fotos e tempos de caminhada ou corrida! 
✅ Deixa aqui o teu comentário sobre este projeto. 👇

Comentários

  1. PODCAST Histórias da Minha Aldeia
    https://open.spotify.com/show/0hwF65BRdwIEkcplx9iEMo?si=SdLjPPIhQGKIF7iLj5yW1Q&utm_source=copy-link

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A HISTÓRIA dos Fontanários da Moita da Roda

A HISTÓRIA dos Fontanários da Moita da Roda 🌐 Remonta aos finais dos anos 70, com a escassez de água potável na Aldeia a população mobilizou-se em conjunto com a junta de freguesia do Souto da Carpalhosa, presidida na altura pelo Sr. Álvaro de Jesus Rainho, entre maio de 1975 a janeiro de 1977. Com o objectivo de resolver este problema, da falta de água, foi construído manualmente um Poço na charneca, mais concretamente no vale das presas (ou 'Val das Prezas') e a água aí captada seria canalizada por pontos estratégicos, em fontanários, disbuidos pelas ruas da aldeia. -- ⁉️ #Sabias Que ⁉️ 💧 Numa época em que poucas aldeias tinham rede elétrica, os poços eram raros e os que existiam eram destinados essencialmente a rega, com extração de água a ser feita pelos tradicionais engenhos, movidos a força animal ou, mais tarde, por motores a petróleo, caros e nem sempre eficientes, os fontanários tiverem um papel importante no quotidiano das populações locais. ---  1. No poço que f

Percursos de Presépios da Moita da Roda

🎄 👉🎄 Visite os Percursos dos Presépios da Moita da Roda 🎄👌 📌👌 Clique AQUI para ler Noticia do Jornal de Leiria sobre os percursos de Presépios da Moita da Roda 2020 ! 🎄👏 👍 🎈👌  clique AQUI para ver video de apresentação dos percursos dos Presépios  🎄 👉✅  Percursos dos Fontanários inovador com o selo digital ! 👉✅  Saiba mais sobre a aldeia através do QR code presente nos cartazes que identificam os Fontanários da Moita da Roda ! 👉✅  Visite a Aldeia Natal em Segurança e venha visitar a pé, de bicicleta, moto ou de carro !  🙋‍♂️⛄ Novidades em Breve .... ⭐ Obrigado pela sua Visita⭐ ✅ A tua opinião é muito importante para nós! ✅  Partilha com tua familia e amigos! ✅ Deixa aqui o teu comentário sobre este projeto.    👇

Percursos dos Fontanários da Moita da Roda

🎄👉 Partilha as tuas fotos e tempos COMO CHEGAR  AO PONTO DE PARTIDA ⭐🌍 Imagem aérea do ponto de partida dos percursos dos fontanários da Moita da Roda ⭐🌍  ⭐🌎🛵 #DIRECÇŐESVISITAMOITADARODA  🚗🗺⭐  Utilize o google maps : -  Clique aqui para o Parque de Estancionamento 1 -  Clique aqui Parque de Estancionamento 2 - Igreja -  Clique aqui Percursos dos Fontanários da Moita da Roda  OBJECTIVOS  A ALCANÇAR  Caminha e Descobre os lugares e tradições  da Aldeia da Moita da Roda. Participa e interage com a comunidade e caminhantes fora da comunidade.  Percurso inovador, interativo, podes utilizar o teu telemóvel para saber mais em cada fontanário utilizando o leitor de codigo QR e também com compenente sensorial acessível a pessoas com deficiência ou alguma limitação sensorial. Aqui podes sentir a água a correr de um fontanário, cheirar flores, saborear frutos da aldeia, ouvir os chocalhos, tocar no sino do fontanário e ouvir os s